domingo, 22 de novembro de 2009

Resenha

Estresse no Ambiente de Trabalho

O estresse não é uma doença, mas um momento de desequilíbrio que ocorre quando o corpo não consegue reagir à situações estressantes. Primeiramente mostramos quais são os sintomas e causas do estresse, observando seus agravantes no ambiente de trabalho, além de mostrar como prevenir e controlar o estresse.
Os sintomas do estresse são vários e podem variar muito dependendo das pessoas. Seguem alguns sintomas:

- dor de cabeça;
- distúrbios do sono;
- irritabilidade;
- cansaço;
- dificuldade de concentração;
- tensão muscular; etc...

O desafio de lidar com as pressões, acentua as conseqüências do estresse, sobretudo no ambiente de trabalho.
Abaixo, segue parte do texto “Estresse no Trabalho e na Vida Pessoal” (http://www.rashuah.com.br/estresse_no_trabalho.htm) que retrata de uma maneira objetiva o que gera tais pressões:

O perfil do que se diz ser de um bom profissional para as empresas, passa por características de semi-deuses, onde devem existir absolutamente todas as características de um ser perfeito: Criativo, ótima comunicação, competente, disposto, grande poder de concentração, sabe mandar e sabe receber ordens. Sabe ouvir e se colocar, sabe estimular o crescimento do grupo e dos indivíduos além de almejar também para si e para a empresa, o crescimento. Tem muito boa aparência e alto grau de compreensão do comportamento humano e sabe lidar com ataques histéricos de seus patrões, sem se abalar quando chamado de incompetente, ou quando for colocado sobre seus ombros a responsabilidade de um erro a respeito de algo que na verdade não lhe competia, pois tem alto poder de análise e um emocional impecável e saberá discernir, esclarecer e apaziguar o conflito, sem se abalar. Deve sempre estar pronto para se dedicar de corpo e alma a empresa, sem hora para terminar um serviço e jamais deixar que seus problemas pessoais interfiram em seu trabalho. Precisa saber lidar com as constantes frustrações positivamente e jamais temer, pois tem confiança, coragem, ímpeto, bom humor e vitalidade contagiante. Não fica doente, não fica cansado, não falta nunca ao trabalho, e com prazer, trabalha durante suas férias quando requisitado. Quando se tratar de uma mulher, que não tenha filhos de preferência e que não engravide. E o mais importante, não ganhe mais do que a empresa acha que vale seu trabalho, ou que esteja disposta a pagar.



Além de toda a situação retratada acima, ainda se tem no ambiente de trabalho vários estímulos estressores que aumentam a exposição de funcionários ao estresse. A sobrecarga, falta de estímulos e excesso de ruído são os principais estímulos estressores encontrados em empresas em todo o mundo.
Todas essas causas trazem sérias conseqüências à vida profissional diminuindo o desempenho. Alguns exemplos são: falta de concentração, irritabilidade, algumas doenças patológicas, etc.
É importante lembrar que com uma situação de estresse não prolongada, o organismo se adapta, se prepara para reagir prontamente ao inesperado. Passa a ser um problema quando as tensões não cessam e o corpo passa a ficar sempre em estado de alerta.
Para se prevenir, a única opção é evitar o estresse, mesmo que seja por meio de mudanças de hábitos para interromper um possível desgaste. Essas mudanças têm que se dar não só no ambiente de trabalho, mas sim na vida como um todo. Ter atenção com a alimentação, reavaliar o modo de pensar, fazer uma atividade física, ter tempo para o lazer, dormir bem, além de respeitar seus limites aumentando assim a sua qualidade de vida.
Para complementar, abaixo segue parte do texto “Prevenção do Estresse” (http://faac.unesp.br/pesquisa/nos/alegria/estresse/prevencao_tratamento.htm)


1 - Como administrar o estresse
Você poderá controlar seu estresse da seguinte maneira:
· Vivendo e não sobrevivendo.
· Organizando seu tempo, fazendo dele um aliado.
· Diminuindo os compromissos
· Gostando da vida, valorizando-a.
· Não se desgastando em uma só tarefa.
· Trabalhando naquilo que lhe dá prazer.
· Sendo criativo, descobrindo suas potencialidades.
· Buscando o equilíbrio entre trabalho e lazer.
· Reservando tempo para si mesmo.
Há providências cotidianas simples que devem ser observadas, quando possível, para lidar com o estresse no trabalho. Veja algumas delas:
· Se está enfrentando um problema com o chefe, tente desviar o pensamento para coisas agradáveis.
· Se você está irritadiço, trate de conter o impulso. Descarregue o ódio numa atividade física.
· Não queira resolver tudo sozinho. Delegue. Sob tensão, até as tarefas simples parecem insuportáveis.
· Não leve trabalho para casa.
· Quando sair do escritório, deixe as preocupações profissionais dentro da gaveta.

Referências Bibliográficas:
http://www.rashuah.com.br/estresse_no_trabalho.htm
http://faac.unesp.br/pesquisa/nos/alegria/estresse/prevencao_tratamento.htm
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/alegria/estresse/prevencao_tratamento.htm

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